O seu carro fala! Fique atento aos barulhos estranhos do seu veí­culo

O seu carro fala! Fique atento aos barulhos estranhos do seu veí­culo

Vamos partir do princípio que você é uma pessoa bem atenta a tudo o que acontece com o seu veículo. Para nós, o carro é mais que um simples bem. Ele deixa de ser um capricho e se transforma em uma ferramenta de trabalho. Para quem é PCD, o veículo é mais importante ainda. Representa qualidade de vida, saúde, facilidade de locomoção pela cidade, mais interação com a família e os amigos, a possibilidade da realização de tratamentos em locais mais distantes e muito mais! Quanto mais a gente anda, mais cuida. Depois de um certo tempo de uso, você estará totalmente familiarizado com o funcionamento e, qualquer barulho diferente, ligará o sinal de alerta. 

Onde está o barulho?

Saber exatamente o tipo de barulho, quando ele acontece e em qual lugar do veículo ele está, é primordial para que o problema seja identificado e resolvido da maneira mais rápida possível. 

Outro detalhe importantíssimo é não deixar pra depois o conserto. Assim que o ruído aparecer, o veículo deve ser levado para a oficina especializada. Dessa forma, o problema não será agravado e o seu bolso vai agradecer!

Por isso, a parceria entre o proprietário do veículo e o mecânico tem que beirar a perfeição. Quanto mais detalhes forem repassados sobre o incômodo ruído melhor será o diagnóstico. 

Vamos aos tipos de ruídos que podem te deixar com o sinal de alerta ligado?

“Toc-toc”

Caiu em um buraco ou passou numa lombada? Apareceu um barulho parecido com um “toc-toc”?  O ruído se repete sempre neste tipo de situação? Pode ser problemas nos amortecedores. Fique atento! O barulho pode evoluir para trepidações e até para a perda de estabilidade do veículo.

Freou e assoviou?

Essa é uma situação que indica algum tipo de problema com o sistema de frenagem do seu veículo. Na maioria das vezes, pode ser um desgaste acentuado nas pastilhas de freio. Este tipo de aviso é programado e serve como aviso de que é necessário a ida urgente ao mecânico para a troca da peça e a resolução deste problema que afeta diretamente a segurança de quem utiliza o automóvel. 

Seu carro ronca?

Se o barulho for parecido com um ronco, o problema pode estar relacionado aos rolamentos. As peças estão fadigadas e, como consequência, pode gerar o travamento das rodas, além de trazer problemas para a estabilidade.

Barulho nos pneus?

O ruído do seu carro vem de apenas uma das rodas? Verifique os pneus. Isso pode significar um desgaste irregular. Se o barulho nos pneus ocorrer especialmente em baixas velocidades, pode ser desalinhamento. Observe atentamente a banda de rodagem, o consumo da borracha, se os pneus estão ovalados ou se existem bolhas formadas. Caso haja qualquer tipo de problema como esses, não perca tempo e leve o veículo rapidamente ao mecânico. 

Sons de carros de corrida?

Aqui a coisa ficou séria. Seu carro tem som de carro de corrida? O barulho não diminui à medida que ganha velocidade? Tem problema! Pode verificar o sistema de escapamento e até a possibilidade de problemas no catalisador. Nestes casos, seu carro perde potência, rendimento e gasta mais combustível. 

Direção com ruídos?

O barulho aparece quando você vira o volante? Ele se assemelha a um assobio agudo? Nestes casos, o problema pode estar na direção hidráulica. Na maioria das vezes, o assobio indica que o fluído esteja com um nível baixo. Isso endurece o volante e dificulta as manobras.  Aqui vale o recado da importância da revisão programada e da realização da troca do fluído a cada 10 mil km. 

Vazamento?

Se você percebe algum barulho como se fosse um líquido pingando pode ser algum problema no radiador. A falta de água nesta peça pode causar o aquecimento do motor e gerar danos a ele. Então, para evitar isso, cheque sempre o nível de água e fique atento aos indicadores de temperatura no painel do veículo. 

Barulho no motor?

Se o barulho vier do motor do carro, uma das causas mais comuns é algum tipo de problema na correia dentada. Neste caso, você não pode bobear. Leve o seu carro para o conserto o mais rápido que puder. Falta de tensão na correia dentada pode causar problemas no cabeçote do motor e também em outras peças. O prejuízo pode ser bem grande!

Portanto, fique atento aos barulhos produzidos pelo seu carro. Faça a revisão programada sempre nas épocas certas ou nas quilometragens atingidas.  Evite dores de cabeça desnecessárias e aquele prejuízo para o seu bolso. 

Conte com a HABILITAR

A HABILITAR tem especial interesse em dar dicas de conservação para o veículo, especialmente para quem é PCD. Aliás, você é PCD e ainda não tem o seu? Não sabe o tanto que ele mudará a sua vida. Sabia que você pode comprar o seu carro 0km com isenção de impostos? 

A equipe da HABILITAR está preparada para analisar o seu caso e cuidar de todas as fases do processo. Venha! Tome um café com a gente e se informar. CLIQUE AQUI e mande uma mensagem. Se preferir agende o seu horário pelos telefones  (27) 99992-1020 | 99875-2431 | 99902-4884 | 99286-2096 ou faça-nos uma visita: nosso endereço é Av. Eudes Scherrer e Souza, 1025 – Sala 1116 – Centro Empresarial da Serra, Serra-ES.

 

Referências

Oficina do G1Auto EsporteRodobens Folha de SPMotor 1

Compartilhe: